quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ciências matemáticas: Uma primeira reflexão sobre a Matemática


A matemática: para alguns, a rainha das ciências. Por exemplo, para o alemão Gauss, dentre outros (ele próprio, especificamente, considerado o príncipe dos matemáticos). Para Comte, filósofo francês fundador do positivismo e pelo menos até onde sei (salvo engano) um dos fundadores, senão o fundador, da sociologia, a matemática é ciência que compõe todas as demais, e uma ciência com menor nível de complexidade. Pode parecer absurdo; ora, quem já viu equações matemáticas de certo "tamanho" não acharia que são de nível 'baixo' de complexidade. Mas compartilho com ele dessa opinião, pois examinando as ciências naturais, física e química, por exemplo, verifica-se que, além da matemática ser necessária nesses domínios, também outros conhecimentos de crescente potencial caótico surgem. Por 'potencial caótico' quero dizer dos fenômenos não determinísticos, onde a desordem tende a aumentar. A matemática, não: é em princípio deterministica, se bem que a estatística, probabilidade e matemática dos sistemas dinâmicos (dentre outras que fogem ao meu conhecimento) tentem abordar o não-determinismo, que parece permear a natureza.
       Por isso mesmo, chamar a matemática de 'ciência exata' é censurável: é uma 'ciência matemática', mesmo. Pois tenta quantificar também o aparentemente inquantificável. Quanto à física, química e biologia: ciências naturais. Tecnologia (engenharias etc) não são ciências, embora alguns insistam em confundir engenheiros com cientistas. Engenheiros podem ser, sim, pesquisadores, mas nunca cientistas. Pois cientista é o pesquisador que pesquisa temas das ciências. 
       A tecnologia é arte aplicada, utilizando-se de ciências (principalmente matemática, física e química) como base, em prol do bem-estar da humanidade.

2 comentários:

  1. Tenho que admitir que matemática não é a minha ciência favorita, mas sei que é fundamental dominar cálculos, porque a matemática é a base para entender diversas matérias , então venho me esforçando e pretendo me esforçar cada vez mais para ter um bom conhecimento desta ciência. Pois estudando matérias mais complexas com Direito Constitucional e Administrativo pude compreender que matemática não nos dá margem para dupla interpretação, além de proporcionar grande satisfação após resolver uma questão que à primeira vista pode parecer complicada.
    Parabéns pela iniciativa de discutir assuntos realmente relevantes. O blog está perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário!
    Gostaria de enfatizar seu depoimento com relação à satisfação em resolver uma questão (aqui, matemática, mas poderia ser de qualquer outra ciência). Isto demonstra que a matemática também pode e deve ser vista como uma forma de lazer, ainda que isto possa soar estranho para a maioria das pessoas em nossa sociedade. Lazer, principalmente no Brasil, está associado a futebol, carnaval, cerveja, Big Brother etc, enquanto que o estudo está associado a sofrimento. Não deveria ser assim, pois o estudo proporciona o prazer intelectual, que é normalmente de baixo custo de aquisição, amplamente disponível, não tem contra-indicações e contribui para a construção de uma sociedade melhor. E também não tem limite de idade, ou seja, na idade avançada será uma das melhores e mais viáveis opções disponíveis.
    Obrigado por apreciar o blog, mas entendo que esteja longe da perfeição!... Contudo, procuraremos trabalhar para aperfeiçoá-lo continuamente.

    ResponderExcluir