terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Virtudes e Boas Obras


Ao longo de minha vida, a reflexão me levou a um sistema de pensamento que se resume a duas expressões: virtudes e boas obras.
       Basicamente, os objetivos fundamentais de um ser humano poderiam ser encarados como buscar as virtudes, evitar os vícios e realizar boas obras.
       Cabe salientar que "missões" são parte integrante importante das chamadas "boas obras"; por isso não temos uma trilogia: "Virtudes, Boas Obras e Missões".
       Outro ponto é que, por boas obras, referem-se não necessariamente a ações filantrópicas, mas sim a benefícios à sociedade como um todo, sejam lá quais forem.
       Tudo o que vier antes ou depois disso parecem ser formatações sociológicas para que as pessoas trilhem esse caminho, como no caso de leis e religiões. Ou seja, instituições sociais (governo, escolas, hospitais, forças armadas etc) e religiões, crenças, filosofias e sistemas de pensamento, todos visam a possibilitar a realização das virtudes e boas obras dos indivíduos nas sociedades.
       Como disse Saint Exupèry em "O Pequeno Príncipe":  "_Palavras são fontes de mal-entendidos...". E  certamente esse sistema de pensamento (Virtudes e Boas Obras) não é completo, além de eu poder não estar me expressando da melhor forma... Por exemplo,  provavelmente realmente precisemos, em nossa caminhada pela Terra, de um tutor: Deus.
       Pessoalmente, acredito em um Deus interativo, ou seja, acredito na providência divina, embora seus mecanismos possam ser um tanto quanto sutis, misteriosos e complexos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário