segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O maior brasileiro de todos os tempos

Getúlio Vargas criou a Petrobras, a Vale (originalmente “Vale do Rio Doce”), a Companhia Siderúrgica Nacional, a Consolidação das Leis Trabalhistas, o Código Penal etc, etc...

Sua morte, por outro lado, ocorreu em circunstâncias bastante misteriosas. Há que se enfatizar que ele desafiou interesses norte-americanos em seu governo. Por exemplo, muitos não sabem que liderou a primeira revisão de dívidas externas dos países latino-americanos, exigindo uma auditoria e obtendo êxito, baixando as dívidas.

Apesar de tudo, numa pesquisa promovida pela rede de televisão SBT, não obteve o reconhecimento destes feitos, por parte dos votantes: elegeram Francisco Xavier, o médium famoso, como o maior brasileiro de todos os tempos.

Outro grande brasileiro, Alberto Santos Dumont, uma vez que Getúlio obtivesse o primeiro lugar na votação, mereceria figurar como segundo lugar com louvor. O homem que projetou e construiu o primeiro aeroplano a decolar por meios próprios e dentro de um evento oficial - ao contrário do feito dos irmãos Wright, norte-americanos. Desta forma, foi um dos precursores dos modernos aviões a jato, das espaçonaves que permitem ao homem explorar o universo.

Por outro lado, uma figura pública bem votada foi Lula. Apesar das acusações que pairam sobre ele, de ter sido o chefe do esquema de propinas conhecido como "mensalão". E outro também com bastantes votos, Fernando Henrique Cardoso, acusado por muitos de ter recebido benefícios por conta das privatizações que tiveram ocasião durante a década de 1990. Ambos são os representantes essenciais das duas grandes correntes políticas no Brasil pós constituição de 1988. Lula, representando o trabalhismo e FHC, o liberalismo econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário